Formação Docente

Dia Internacional do Livro Infantil

Hoje, 2 de abril, é dia internacional do livro infantil. Com certeza você, em algum momento da vida, já deve ter se deparado com livros e histórias reforçando o estereótipo de gênero com um príncipe forte e uma princesa frágil, esperando ser salva em seu castelo, ou com uma família feliz, onde a mãe cuida dos afazeres domésticos e o pai é o “homem de negócios”. Há também exemplos de histórias que dão a ideia de que existem profissões para meninos, sejam elas ligadas aos negócios, profissões nas áreas exatas (engenheiros, cientistas, etc) ou cargos com grandes responsabilidades, e para meninas, normalmente cuidando da casa, filhos, sendo secretária ou professora.

Dentro desse contexto, resolvemos apresentar alguns livros infantis diferentes, sem a ideia de que o final feliz tem que ter um príncipe, ou de que toda menina tem que ser uma princesa.

1. A a Z – Guia de trabalhos para meninas (Título original: The A to Z Guide to Jobs for Girls), de Charles C. Dowd

Esse livro nasceu depois de uma conversa que Charles Dowd estava tendo com seus filhos (um menino e uma menina) sobre por quê garotos são incentivados a seguir certas profissões, e garotas não. Dowd decidiu mostrar que existem profissões reais para as meninas e que elas podem sonhar muito mais do que com ser uma mera princesa.

“Um dos pontos levantados foi de que não importa o quanto eu e minha mulher a encorajemos, nossa filha ainda vai sofrer influência de seus amigos, professores, mídia e qualquer outra pessoa¹".

Ilustrações do livro The A to Z Guide to Jobs for Girls.

2. Histórias de Ninar para garotas Rebeldes: 100 fábulas sobre mulheres extraordinárias, de Elena Favilli e Francesca Cavallo

Esse livro nasceu por meio de uma vaquinha virtual e conta histórias de mulheres importantes na história, como Malala Yousafzai, vencedora de um prêmio Nobel da Paz, Grace Hooper, Matemática e cientista da computação que tentou por 34 anos entrar na marinha, a matemática Ada Lovelace, a pintora Frida Kahlo e a cientista Marie Curie.

O livro fez tanto sucesso que ganhou o segundo volume com mais 100 histórias e conta com nomes atuais como a da cantora Madonna, da jogadora de futebol Marta e da apresentadora Oprah.

Ilustrações e histórias dos livros no volume 1 (esquerda) e volume 2 (direita).

3. Exploradoras do Universo, de Malena Stariolo

Este livro infantil é composto por treze contos de teor biográfico de mulheres brasileiras que trabalham nas áreas de Ciências Exatas. Segundo as autoras, a intenção é de promover as histórias de vida de mulheres cientistas, através de um relato acessível para crianças, no qual serão apresentadas diferentes realidades e diferentes vertentes da carreira científica com o objetivo de desmistificar essas profissões e a atuação feminina na área, além de incentivar a curiosidade dos leitores pelos temas relatados.

Download do livro

Páginas do livro Exploradoras do Universo.

4. Malala, a menina que queria ir pra escola, de Adriana Carranca

Esse é um livro infantil sobre a paquistanesa Malala Yousafzai, baleada por membros do Talibã aos catorze anos por defender a educação feminina, quando voltava de um ônibus da escola. Malala sobreviveu e agora continua sua campanha por educação por meio do Fundo Malala, uma organização sem fins lucrativos de apoio educacional em comunidades ao redor do mundo. Malala foi vencedora do Prêmio Nobel da Paz.

Páginas do Livro Malala, a menina que queria ir para a escola.

5. Coisa de Menina, de Pri Ferrari

Esse é um livro para desmistificar o que é coisa de menina. Segundo a editora Companhia das Letras², durante a infância, ainda é comum as crianças ouvirem que "isso não é para menino", ou "isso não é para menina". Este livro pretende romper justamente com essa ideia. Afinal, não há uma regra a ser seguida, e este é o melhor momento para as meninas descobrirem que o mundo – e tudo que há nele – pertence a elas.

Páginas do livro Coisa de Menina.

¹ Teixeira, L. Pai escreve livro para fugir dos estereótipos de menino e de menina. M de Mulher. Disponível em: https://mdemulher.abril.com.br/cultura/pai-escreve-livro-para-fugir-dos-estereotipos-de-menino-e-de-menina/. Acesso em: 01 abr 2020.

² Ferrari, P. Coisa de Menina. Disponível em: https://www.companhiadasletras.com.br/detalhe.php?codigo=41216. Acesso em: 02 abr 2020.